A primeira dica é: A harmonia das cores

Não vou dizer a você a cor que seu blog deve ter, porque é claro que isso vai do gosto de cada um, ne? mas quando vamos escolher uma cor, devemos pensar também nos visitantes. Procuro sempre escolher cores que tragam um certo relaxamento a quem chega. Tons pastéis é de extremo bom gosto, é repousante, dá um ar de organização ao bloguinho. Porém você pode escolher uma cor vibrante, contanto que o fundo, onde vai postar suas coisinhas seja em tom claro. Imagine se você colocar, por exemplo, uma cor roxa (nada contra!) e a segunda cor for o preto ou um rosa... vai ficar meio... chocante, digamos assim.
O ideal é que se for usar duas cores, mas que se harmonizem.
Particularmente sou fã incondicional do fundo branco, porque posso usar em meus posts, tanto imagens em jpg, como um gif e mesmo que o gif não estiver perfeito, no fundo branco ficará.

A segunda dica é: Poluição visual

Todo mundo gosta de ter um logotipo bonito, muitas gostam de brilho e etc, mas os visitantes que usam conexão discada, sofrem ao tentar entrar num bloguinho onde tenha muita coisa "piscante". Demora a carregar até aqui pra mim que tenho uma excelente conexão a cabo. O que acontece então? a pessoa desiste de esperar as imagens carregarem e as vezes, quando tenta fechar o navegador, ele trava. Aí só um control+Alt+Del pra dar jeito na situação. Bem, a pessoa pensa: "voltar nesse blog nunca mais". :(
Evite colocar muitos gifs que pisquem e optem por imagens pequenas (um gif pequeno fica bem legal).
Outra coisa é a letra dos posts, quando você copia uma receita de algum site ou outra coisa. O editor do blog coloca lá do jeitinho que você copiou do outro site. Aí o que acontece? Num post sai uma letra grandona e de outra cor, no outro post sai uma letra menos em itálico, enfim! o bloguinho fica parecendo o "bazar beija-flor".
Quando for copiar uma receita ou uma matéria de outro site, tenha o cuidado de colar num txt (bloco de notas) e aí sim, copiar e colar em seu post. As letrinhas vão ficar iguais e o visual mais bonito.

A terceira dica é: Distribuição dos Elementos

Bem, evite colocar coisas desnecessárias em seu bloguinho. Já vi blogs com calendário e hora embutidos e logo em seguida um reloginho. Se o calendário já tem a hora, qual a função do reloginho??
No caso dos famosos Widgets, tem que ter muita calma nessa hora... eles são uma mão na roda, mas vá com calma ao escolher o que colocar.

A Quarta dica é a Organização

Eu tenho o costume de organizar os blogs amigos por ordem alfabética ou em ordem crescente.
No caso dos awards dos amigos, procure colocar pelo tamanho e prestar bastante atenção se a imagem não vai distorcer o seu template. Caso isso aconteça, coloque uma caixinha e dentro dela coloque os awards, com marquee, assim eles ficarão bem organizadinhos e não darão defeito em seu layout.
No caso dos posts e lateral do blog, tente "acompanhar" e deixar mais ou menos do mesmo tamanho. Por exemplo: a lateral de meu blog tem uns 10 elementos e a parte central de meus posts, ta enormeeeeee! ou seja, do lado do menu fica um buraco, um espaço vazio muito grande. Isso pode ser resolvido se toda a vez que você postar, controlar através das configurações de seu blog. Lá você pode escolher o número de posts que vão aparecer. Eu normalmente uso 3, mas tenho o cuidado de a cada post, observar. Se ficar buraco no menu, eu diminuo pra 2 o número de posts que irão aparecer. Deu pra entender? rss
Se não deu cliquem lá na caixinha de correio.

A Quinta dica é bastante importante: o backup de seu blog.

Toda a vez que você for mudar seu template, baixe-o ou copie o html num bloco de notas e salve em seu pc, porque vai que dê xabu?! aí você não vai conseguir voltar ao que era e vai ter que recomeçar. Feito isso, pode mudar a vontade, sem medo de perder tudo.

E a última dica, por enquanto, é: Seu Award e Selinhos

Procure fazer seu award não muito grande e nem pesado, porque você vai oferecê-lo com carinho, mas vamos supor que a pessoa que vai receber não queira colocar algo muito grande em seu bloguinho. Olha a situação da nossa amiga... tremenda saia justa, né? Porque se ela colocar, pode dar erro no template e se não colocar, quem ofereceu certamente ficará magoado. Então pra não criar esse tipo de situação, não faça o award muito grande.
Agora quanto ao selinho, esse assunto é delicado, mas tenho certeza absoluta de que muitas vão concordar.
Eu adoro receber selinhos! masssss, quando vejo as regrinhas... Por exemplo, nas regrinhas diz: você deve oferecer esse selinho a 10 blogs amigos. Aiiiiiiii!!! é muita coisa! porque não é só pegar o link da pessoa e colocar no blog, tipo: www.selenarumiel.com.br, porque vai ficar feio. Você vai colocar o nominho do blog e as tags de html puxando o link da pessoa. Eu mesma já repassei selinhos nesse tipo, mas confesso que me pareceu "presente de grego". rss
Acho que até 5 bloguinhos já fica bem legal. Bem, mas isso é uma opinião pessoal.

Que eu me lembre, por agora é só. Espero que tenham gostado das dicas.